terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Bombeiros recusam serviços de INEM por falta de Ambulância


Por falta de ambulância do INEM, avariada desde 23 de Novembro, os bombeiros recusam fazer Serviço de Urgência. Por escrito, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo deu ontem conhecimento do fato ao Presidente do Instituto. Os Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo ( B.V.F.A.), informaram ontem por escrito, o Presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica ( INEM), que deixam de prestar ao serviço as emergência ativadas pelo Centro Orientação de Doentes Urgentes ( C.O.D.U. ), em virtude da Ambulância do INEM estar avariada à mais de 2 semanas.

O Comandante dos B.V.F.A. tinha informado o gabinete de apoio logístico do INEM que, desde 23 de Novembro, a viatura se encontrava avariada e em reparação em oficina da marca e o serviço era assegurado por uma Ambulância de reserva pertença do próprio corpo de bombeiros.
No documento a que o Lidador Noticias (LN) teve acesso, ontem enviado a Luis Meira, Presidente em substituição de Paulo Campos, suspenso de funções e alvo de processo disciplinar, António Gomes, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo, refere a que devido a avaria de outras ambulâncias de reserva ao INEM "ficamos sem condições, por falta de viaturas, para assegurar as emergências a partir de hoje", assegura.
Na missiva acrescentam que só com a viatura reparada ou outra em substituição, "recomeçaremos a garantir a emergência", justificando que do gabinete de apoio logísticos do INEM num primeiro contato " informaram que arranjavam uma viatura", face à demora e em segundo contato "fomos informados que não havia viatura para substituir", garantiu António Gomes.
Em resposta as questões colocadas, o gabinete de marketing e comunicação do INEM referiu que tomado conhecimento da inoperacionalidade da viatura, "foi dada orientação para que a mesma seguisse para reparação que esta a decorrer", justificando que à 300 postos PEM a funcionar e "é difícil fazer a substituição da ambulância em causa", rematam.
O INEM garante que esta a "procurar resolver"este problema no"mais curto espaço de tempo", como o fez com fez com outras corporações, lembrando que por vezes "existem condicionamentos a que somos alheios", concluem.
Ontem 3 horas depois da comunicação ao presidente do INEM, e apesar da falta de meios, os bombeiros de Ferreira do Alentejo ocorrerem a um acidente que aconteceu na Estrada Nacional 121, em Aldeia de Ruins, a cerca de 13 quilómetros do Quartel e depois transportaram as vitimas para o Hospital de Beja .
"Fizemos da tripas coração, para não sermos acusados de não termos socorrido a seres humanos", justificou ao LN, António Gomes.
Referindo-se a este acidente o INEM, "salienta e reconhece o esforço dos B.V.F.A. no socorro as vitimas", reiterando a preocupação em resolver a situação.
Ferreira do Alentejo fica no centro necralgico de uma serie de vias rodoviárias de grande tráfego: a A2 e o IC1, ligação Lisboa-Algarve, o IP8, troço Beja-Grândola, a EN2, ligação a Évora e a EN121, que liga a Santiago de Cacé
m e a Sines.

Sem comentários:

Enviar um comentário