terça-feira, 12 de agosto de 2014

Agricultor sofre graves queimaduras em incêndio

Um agricultor de 48 anos sofreu esta segunda-feira queimaduras de segundo e terceiro graus em grande parte do corpo na sequência de um incêndio rural que procurou combater enquanto aguardava pela chegada dos bombeiros.

Fernando Faias, natural de Alfundão, concelho de Ferreira do Alentejo, procurava apagar um início de incêndio que deflagrou em pasto e oliveiras, quando foi surpreendido pela força do vento e mudança brusca de sentido do mesmo, que o deixaram no meio das chamas.

Trabalhador na Herdade da Casa Branca, dividida entre Ferreira do Alentejo e Alvito, o individuo muniu-se de um ramo da copa de uma oliveira para procurar apagar o fogo, quando terá caído, face às alterações provocadas pelo vento.

Chamados cerca das 12.45 horas, os bombeiros das duas localidades para combaterem o incêndio, acabaram por ter como prioridade salvar o homem das chamas. Ao local ocorreu também a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Beja que estabilizou a vítima, tendo o mesmo sido transportado para o Estádio Municipal de Ferreira do Alentejo de onde foi evacuado de helicóptero.

O meio aéreo do INEM procedente de Loulé transportou, cerca das 16.45 horas, o individuo para a Unidade de Queimados dos Hospitais da Universidade de Coimbra, em estado considerado como "muito grave".

Fernando Faias apresentava queimaduras de segundo e terceiro grau, nos membros inferiores e órgão genital, parte do abdómen, zona dorsal e membros superiores.
De acordo com uma testemunha ouvida pelo JN, o individuo terá procurado "apagar o incêndio com as próprias mãos e tentado libertar-se da roupa", o que originou que as chamas se apossassem do corpo.

Para o combate ao fogo e a assistência a Fernando Faias, foram mobilizados 14 operacionais das corporações de Ferreira do Alentejo e Alvito, apoiados por dois carros de combate a incêndios, uma ambulância o INEM e uma viatura de comando e a VMER do Hospital de Beja.

Fonte:  http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Beja&Concelho=Ferreira%20do%20Alentejo&Option=Interior&content_id=4073927

Sem comentários:

Enviar um comentário